|

Excedentes

Muita gente que visita esse blog tem interesse em saber quando vai haver um novo concurso. A resposta é, como já foi dito diversas vezes, “só Deus sabe”.

Não era pra ser assim. Se dependesse do MRE, não seria assim.

Quando fizemos o curso de formação, a impressão que nos foi passada foi a de que estaríamos todos, ou quase todos, no MRE em breve.

Aí veio Murphy e bagunçou tudo.

Em setembro de 2009, o MRE convocou os 150 primeiros colocados. Em novembro do mesmo ano, o MRE fez um pedido ao MPOG para que fosse autorizada a convocação de mais 75 candidatos, ou seja, mais 50% além do número original de vagas. Veio dezembro, depois janeiro de 2010, fevereiro, etc… e nada. O MPOG nem se mexeu. O boato era de que não haveria previsão orçamentária.

E aí a gente passou a correr atrás de um Projeto de Lei que serviria para isso. E o tempo passou, e o PL virou lei, e o MRE fez um novo pedido, dessa vez informando que havia dinheiro. Mas veio o problema das vagas. Isso mesmo, não havia vaga suficiente pra chamar 75. Chegou 2011, houve uma leva enorme de promoções, e pronto, as vagas já existiam. Mas o MPOG resolveu que iria suspender todas as portarias de nomeação, de todos os órgãos. Menos aquelas do próprio MPOG, claro.

O MRE já tinha feito outro pedido, que ficou guardado lá, ignorado como os pedidos anteriores. Em novembro de 2011, o MRE fez outro pedido. Vocês podem ver que o MRE tem interesse em chamar os excedentes pela quantidade de pedidos que faz, mas o MPOG ignora solenemente isso.

Bom, continuando, em 2012 saiu uma autorização, só que o MPOG resolveu que seria somente para 25%, ao invés dos 50% solicitados. Enquanto isso, o MRE viu que precisava de mais pessoal, e conseguiu agilizar o andamento do PL que cria 893 vagas para a carreira de oficial de chancelaria. O PL virou lei recentemente, mas agora precisa ter um decreto que a regulamente. Deve sair essa semana, quem sabe.

Os excedentes não dependem desse PL. Não dependemos da criação de novas vagas porque elas já existem há mais de um ano (lembram-se das promoções?)

E não dependemos de orçamento (lembram-se do PL que virou lei e que previa orçamento para a nossa autorização?)

O MRE tem interesse na contratação (já foram, pelo menos, seis pedidos feitos ao MPOG).

O MRE agora está em greve. Existem diversos problemas relativos à remuneração e à valorização do servidor. E, claro, existe esse problema dos excedentes. O MRE precisa de pessoal, precisa realizar um novo concurso mas, antes, é necessário chamar os excedentes.

Aí as pessoas perguntam: Quantos são esses excedentes?

Somos 34, oficialmente. Na prática, com desistências, somos, no máximo, 28.

Enquanto isso, o MPOG autoriza 50% a mais do quantitativo de vagas de seus próprios concursos. Autoriza convocação de excedentes de diversos órgãos. Autoriza realização de novos concursos.

E o MRE fica a ver navios.

Já estamos cansados dessa espera. Não é um pedido absurdo.

Se você é uma daquelas pessoas que anda estudando muito e sonhando com o próximo concurso do MRE, ou é um dos excedentes, ou não tem interesse algum nesse concurso, mas acha um absurdo o poder que o MPOG tem, e do qual abusa, quando se trata de concursos para outros órgãos, ajude-nos a resolver isso.

Passe adiante o nosso protesto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

62 Responses for “Excedentes”

  1. claudia says:

    Seguinte, a jurisprudência, atualmente, tem entendido que, havendo vaga, havendo orçamento, estando dentro do prazo de validade, e havendo necessidade da Administração, o órgão deve chamar os excedentes. Como eu já disse, já houve casos em que o órgão foi obrigado a chamar, mesmo após o término da validade.

    De qualquer forma, o MRE vai ter que aguardar até o fim da validade desse concurso para realizar um próximo, a não ser que nos chamem. Sei que quem está de fora quer um concurso logo e tem até uma certa implicância com os excedentes que estão segurando a fila, mas assim é a lei.

    Existem excedentes que estão aguardando a autorização para substituição de vacâncias, e outras vacâncias vão ocorrer até o fim da validade do concurso. Assim, a questão agora é só de ter paciência.

    Não entro na justiça, como já disse, porque tenho certeza que vou ser convocada. Então não vale a pena o desgaste. Se, faltando um mês para o fim da validade do concurso, o MPOG ainda não tiver soltado a autorização tanto para a substituição de vacâncias quanto para os 25% previstos em lei, então entro na justiça.

  2. caio says:

    Olá claudia é por aí….esperemos que não seja preciso né….lembrei agora mas mesmo que seja tarde Parabéns pela aprovação, uma coisa é certa sei que o cargo chegará na hora certa se Deus quiser….você deve ser muito legal…parabéns mesmo…espero que realize esse sonho em breve …sem necessidade de maiores incomodações…só a dos aeroportos…rs…..Te desejo muito sucesso nessa carreira maravilhosa!!! Abraços.

  3. claudia says:

    Obrigada, Caio.

    Espero mesmo que o concurso ocorra em breve e que você, e todas essas pessoas que estão tão interessadas na carreira, consigam a aprovação. É uma carreira muito diferente das outras e, pelo jeito, muito interessante.

  4. Gustavo says:

    Talvez não dê em nada, mas ao menos a categoria tomou uma posição.
    Pros excedentes fica a ansiedade da nomeação, já aqueles que, assim como eu, tem a expectativa de um novo concurso acredito que vamos aguardar bastante ainda.

    http://www.asof.org.br/noticias.php?cod=522

  5. Angelo says:

    Divulgando, o portal da transparencia já divulga os salarios dos servidores lotados no exterior.
    Divirtam-se, rs!

    “http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/”

  6. igor says:

    claudia, falta poco mais de 60 dias pra caducar o edital…contagem regressiva pra ir ao judiciario?o vontade de enfiar tomates superfaturados f####of$%**adentro do mpog…

  7. Igor says:

    Claudia, vc e/ou algum dos excedentes já tá rascunhando a petição/MS contra a não nomeação? Ao que tudo indica, o mpog, casa civill, “sentaram em cima” da matéria (novas vagas/novo concurso)e, faltando menos de 60 dias pra terminar o prazo…..

  8. Igor says:

    Convocaram uma claudia hoje. É esta que le e aprova os comentarios e mantem este blog? Caso positivo, parabens

  9. Gustavo says:

    Parabéns, Claudia! Depois de muito aguardar,finalmente, chegou a sua convocação. Sorte e sucesso!

  10. claudia says:

    Igor, desculpe a demora em moderar e comentar. Bom, o concurso expirou e consegui ser nomeada. Infelizmente, não foi o mesmo destino para o restante da fila.

  11. claudia says:

    Sim, Igor. Fui eu mesma.

    Obrigada!

  12. claudia says:

    Obrigada, Gustavo!

Leave a Reply