|

Novas vagas

Finalmente, depois de um longo processo, apesar de todos os obstáculos, o PL que cria novas vagas nas carreiras de diplomatas e oficiais de chancelaria foi aprovado e já segue para sanção.

Não sei quanto tempo demora pra ser sancionada a nova lei, mas sei que, uma vez nas mãos da Dilma, tem que ser assinado em 15 dias.

Caso o prazo seja ultrapassado, ocorre a sanção tácita.

Sendo assim, até o fim do mês já teremos a nova lei. Resta saber como será feito o decreto para regulamentar essa lei.

Não basta criar novas vagas. É preciso dizer quantas delas serão destinadas a cada classe.

 

 

16 Responses for “Novas vagas”

  1. Rogerio says:

    não são 893 pra oficial de chancelaria? ou você se refere à classe como padrão? (classe A, B e C; padrão I,II e III)

  2. claudia says:

    Sim, são 893 vagas na carreira de oficial de chancelaria, mas a carreira é dividida em classes, A, B, C e Especial. É preciso que haja um decreto regulamentando a nova lei pra poder saber quantas vagas serão ofertadas em cada classe.

  3. Angelo says:

    Mas se criarem novas vagas pra classes superiores quer dizer que havera mais vagas para a inicial, não?

  4. claudia says:

    Com certeza, haverá uma distribuição proporcional entre as classes, inclusive e principalmente para a classe inicial.

  5. Isabella says:

    Oi Claudia,
    Parabéns pelo blog, super informativo, me tirou várias dúvidas sobre o concurso de Ofchan.
    Será que você poderia explicar um pouco melhor como funciona a divisão da carreira em classes, as diferenças entre as classes são funcionais e salariais? Os concursos são feitos especificamente para determinada classe ou isso é decidido depois, no curso de formação quem sabe? Não lembro de ter visto nada sobre essas classes da carreira nos editais que tive acesso.

  6. claudia says:

    As carreiras do Executivo são divididas em classes. A carreira de oficial de chancelaria é dividida em quatro classes. Classe A, B, C e Especial.

    Todo mundo que faz o concurso vai direto pra Classe A e vai subindo os padrões dentro da classe até poder ser promovido para a Classe B e assim em diante.

    Cada promoção acarreta um aumento de salário que é previsto na carreira. Não é algo discricionário.

    Os editais não costumam falar sobre isso porque não há como alguém ser aprovado em um concurso e já seguir para uma classe superior.

    Existe uma tabela para todo o Poder Executivo:

    http://www.servidor.gov.br/publicacao/tabela_remuneracao/tab_remuneracao/tab_rem_11/tab_56_2011.pdf

    Essa é a de 2011. Não vi a de 2012 ainda.

    Vale a pena dar uma lida para decidir que concurso prestar. Às vezes, um órgão oferece um bom salário de início, mas a carreira não oferece vantagens, demorando muito tempo pra passar de uma classe para outra, por exemplo.

    Espero que ajude.

  7. Luciene says:

    Olá Claudia,

    Muito bom seu blog. A novidade de hoje: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2012/03/26/internas_economia,294888/dilma-sanciona-lei-que-cria-cargos-de-diplomatas-e-oficiais-de-chancelaria.shtml#.
    Enfim foi sancionado :). Certa vez, li um post seu comentando sobre o curso de inglês aqui em Brasilia, vc poderia nos indicar onde fez?
    Abraços

  8. claudia says:

    Oi Luciene,

    Pois é, finalmente a lei de criação das vagas foi sancionada. Agora é esperar que chamem os excedentes e que peçam autorização para um novo concurso. O curso de inglês que eu fiz foi com no English Classroom, no Setor de Autarquias. http://www.englishclassroom.com.br/

    Na época, o curso da Sarah Walker, o mais procurado pelas pessoas que prestam o CACD, estava lotado e ela, gentilmente, pediu que o pessoal do English Classroom acomodasse alguns alunos. A turma foi bem pequena, como sempre é, e tive uma semana de aula, somente pra treinar a redação.

    Boa sorte!

  9. Luciene says:

    Claudia,
    Agradeço imensamente pela dica. Realmente me indicaram também o English Class Room. Desculpa a insistencia, mas gostaria de saber sua avaliação quanto ao curso, se é excelente, se pode melhorar na metodologia etc. Já ouvi falar do Western Ingles para concurso no Liberty, você conhece?
    Obrigada por sua gentileza,
    Abraços

  10. Luciene says:

    Sendo já chata com vc (sorry heheh), vc fez algum cursinho aqui em Brasilia, especificamente para português? Se sim, poderia nos dizer onde?
    Abraços,

  11. claudia says:

    Não posso te falar muito do English Classroom pq eu estudei lá somente por uma semana, e o curso foi todo direcionado para redação. Não sei como é o método a longo prazo. Esse Western eu já ouvi falar, mas foi alguma publicidade. Não conheço alguém que tenha feito.

  12. claudia says:

    Fiz o cursinho da Vestcon. Eles abriram uma turma logo depois que saiu o edital, em 2008, e eu estudei lá até a prova, que foi em fevereiro de 2009. Foi dada muita ênfase para a gramática, mas não houve nenhuma questão de gramática. Houve aulas de interpretação de texto em português e inglês. Achei o curso muito bom, professores ótimos, mas não gostei dos professores de português e inglês (redação). Hoje em dia, não sei dizer qual curso seria melhor. Já se passaram 3 anos das provas, e muita coisa mudou desde então.

  13. Valéria says:

    Oi Cládia,
    muito obrigada pelas esclarecedoras informações. Você teria mais informações sobre o nosso tão desejado concurso de OFCHAN? Temo que não aconteça ainda este ano. Se voce tiver alguma coisa nova para nos contar, por favor, nos diga.
    Um grande abraço, obrigada, sempre, por essa enorme ajuda que vem prestado a todos nós.
    Valéria

  14. claudia says:

    Oi Valéria, infelizmente não existe qualquer informação sobre um novo concurso. Ainda existem excedentes aguardando autorização e nomeação e, por isso, não é possível para o MRE conseguir a autorização para um novo concurso. Além disso, apesar de ter havido a publicação da lei de criação de centenas de cargos de ofchan, ainda não houve a regulamentação da lei, ou seja, ainda não é possível saber quantas vagas existem para a classe inicial.

    Somente após essa regulamentação, e após a nomeação dos candidatos excedentes, o MRE poderá solicitar autorização para um novo concurso.

    Após autorizado, o MRE tem 6 meses para soltar o edital.

  15. Marcelo says:

    Olá Cláudia.
    Como já se passou muito tempo desde o último post, pergunto: há alguma novidade sobre a regulamentação das vagas para Ofchan e sua distribuição entre as classes?
    Agradeço desde já sua atenção,
    Marcelo.

  16. claudia says:

    Não, Marcelo. Até o momento, não há qualquer informação sobre o decreto.

    Pelo jeito, estão deixando pra resolver isso depois que chamarem os excedentes.

Leave a Reply