|

Perguntas sobre o próximo concurso

Um monte de gente pergunta sobre o próximo concurso para oficial de chancelaria.

De acordo com o MRE, não existe previsão de um novo concurso.

Ainda existem pessoas na fila do último concurso. Somente após terem chamado todos é que o MRE vai pensar em pedir autorização para um novo concurso.

Isso se houver vagas suficientes para um concurso. Se o PL que está na Câmara for aprovado e virar lei, é possível que o MRE peça a autorização, mas a aprovação do PL ainda é uma incógnita.

O que há de certo e oficial é que não existe nenhum pedido para um novo concurso.

Por essa razão, não tem como saber qual vai ser a organizadora, quais serão as matérias, quantas vagas serão oferecidas e outros questionamentos.

Aproveitem o tempo para estudar as matérias básicas, que caem em todos os concursos. Estudem inglês também já que essa matéria foi crucial no último concurso.

Estudar com tanta antecedência vai dar uma vantagem sobre aquelas pessoas que decidem estudar somente quando sai o edital.

Tags: , , ,

100 Responses for “Perguntas sobre o próximo concurso”

  1. Fernanda Freitas says:

    Prezada Claudia.
    Como posso conseguir Edital do ultimo concurso de OfChan?

  2. Roberto says:

    e com essa da Dilma agora, acho que nada de MRE esse ano… =/

  3. claudia says:

    O site da ASOF tem essa informação. http://www.asof.org.br/carreira.php?cod=85

  4. Claudia Oliveira says:

    Oi Cláudia, como vai? Preciso tirar uma dúvida e, com sua experiência, tenho certeza de que você vai saber a resposta!!!!!! Está próximo o concurso para o Itamaraty, de diplomacia. A prova, segundo o edital é na data provável do dia 10 de abril. Os locais de prova seria divulgados na data provável de 30 de março. Mas até agora não foi publicado nada a respeito de data certa e nem os locais de aplicação de provas. Com isto, é possível que a data da prova seja outra? O que pode estar acontecendo? O corte nos orçamentos dos ministérios ou somente um desajuste de organização? E quanto ao seu concurso? Ele continua valendo? Aguardo suas considerações! um grande abraço!

  5. claudia says:

    Oi 🙂

    Olha, eu andei perguntando sobre o CACD e pelo que me informaram ele vai seguir normalmente. Acho que o Cespe só está desorganizado. Mas isso é achismo de quem tá de fora. Infelizmente, não tenho nenhuma informação privilegiada 🙁

    Quanto ao concurso de oficial de chancelaria, a gente continua esperando a autorização. A validade vai até junho, e o MRE já se posicionou no sentido de prorrogar, se necessário. Espero que não seja preciso e que nos chamem antes disso.

    Acho que ano que vem eles devem fazer um novo concurso.

    Abraços,

    Claudia

  6. Angelo says:

    Claudia, vi que saiu mais uma nomeaçao pra ofchan em março, é verdade? e estás na lista?

  7. claudia says:

    Oi Angelo,

    Foi uma convocação pra exames. São três pessoas que vão cobrir vacâncias. Ainda não nomearam esses três. Infelizmente, não estou nesse grupo, mas quem sabe no próximo 🙂

  8. Sabine says:

    Ahhh… o fórum tomou pó de pirlimpimpim…! Fiquei órfã de fórum, Cláudia! Quando a autorização dos 75 sair, avisa pra gente? Continuo torcendo por vcs 🙂

  9. Angelo says:

    Parabens, Claudia. seras chamada em breve. prorrogaram a validade do concurso por mais 2 anos =/
    vou ter que esperar mais um tempo pra me mudar pro planalto central. aproveito a oportunidade e digo que tuas dicas de estudo foram muito importantes (em especial resolver questoes apssadas) pra minha aprovação no TRF1. mesmo pagando melhor que o MRE, eu topva a mudança. me aguarde por lá.

  10. Bruno says:

    Claudia,
    Achei seu site agora e gostei muito.
    Seguinte, vi que um cursinho respeitado em brasilia com turmas preparatorios em andamento para offchan, vão abrir outra turma quando terminar essa, lá para junho, Dei um ligada lá e secretária me disse que ‘tem informações’ que o edital sai no final do ano e a próxima prova será no começo de 2012. Achei estranho, visto que o concurso foi prorrogado por mais 2 anos. Acredito que eles estão contando com aprovação do famoso Pl de 400 diplomatas e 900 ofchans.
    Vc sabe até que numero já até que classificação já chamara no ultimo concurso ??

    Até mais, abraços

  11. Rocha says:

    Cláudia,

    Apesar de nunca postar, acompanho sempre o fórum pra saber as novidades e “teorias conspiratórias” dos 75 e estou me sentindo um tanto órfão com o fórum fora do ar. há previsão de retorno?

    Abraços,

    Welton Rocha
    (Mais um na espera de ser ofchan)

  12. Sabine says:

    Oi, Cláudia!

    Como esse é o unico canal de comunicação de que disponho, queria dizer que vi que o concurso será prorrogado, e fiquei muito feliz por vcs! E se isso significar que vai demorar a ter outro concurso, bom, eu até não acho muito ruim se demorar um pouco. É mais tempo pra estudar e, quem sabe, até lá já fui chamada em algum concurso pra Brasília (passei dentro das vagas em dois :), e estarei aí a tempo de fazer um cursinho preparatório específico quando for a hora.

    Bom, enfim, que bom que o concurso será prorrogado, espero que estejam todos mais tranquilos. A gente se vê (um dia) no MRE 🙂

  13. claudia says:

    Oi Sabine,

    Pois é, o concurso foi prorrogado, mas se não tivesse sido, um novo concurso iria demorar da mesma forma. Não existem vagas suficientes pra realizar um novo concurso e tudo depende daquele PL que está no Congresso.

    Então o jeito é aproveitar o tempo pra estudar mesmo.

    Eu espero que vc seja chamada pra um de seus concursos, assim vc já se muda pra Brasília e começa a estudar pro concurso, ou quem sabe pro CACD 🙂

  14. Marcio Freitas says:

    Alguém sabe o que aconteceu com o fórum? Faz um tempão que tá fora do ar…

  15. Ligia says:

    O concurso foi prorrogado? Saiu que dia no DOU? To procurando e não acho, alguem pode me informar?
    Obrigada

  16. Patricia says:

    Oi Claudia,

    parece que foi aprovado aquele PL para criação de novos cargos de Ofchan, finalmente !! Agora, vc saberia me dizer a quantas anda a bendita nomeação dos aprovados do concurso anterior ?

    bjs

  17. claudia says:

    Oi Patrícia,

    Pelo jeito o PL deve sair logo. Quanto ao concurso anterior, ainda estamos esperando a autorização do MPOG. Quem sabe agora, com essa notícia do PL, o MPOG finalmente libere a autorização. Assim o MRE já poderia, em tese, dar início aos procedimentos para a abertura de um novo concurso. Vamos torcer 🙂

  18. claudia says:

    O concurso foi prorrogado, mas não lembro o dia que saiu publicado. Está valendo por mais dois anos. Se chamarem todos os excedentes, é possível que abram um novo concurso antes.

  19. claudia says:

    O servidor estava com problemas e o forum foi fechado. Quando eu tiver um tempinho, vou criar uma página com as principais informações.

  20. claudia says:

    Welton, o forum não deve voltar mais, mas vamos nos comunicando por email, ok?

  21. claudia says:

    Oi 🙂

    Falta chamar cerca de 80 pessoas. O MRE pediu autorização pra chamar mais 75, e estamos aguardando uma decisão do MPOG. O PL para a criação de novos cargos já passou por uma das comissões no Congresso. Creio que a aprovação deva ser rápida. Com isso, o MRE pode, em tese, fazer um novo concurso, após chamar todos os aprovados do concurso anterior. Pode ser que o edital saia esse ano, mas isso é pura especulação. De qualquer forma, não acho ruim já ir se preparando. Uma hora vai sair, isso é certeza.

  22. claudia says:

    Que bom que vc está no TRF! O judiciário é um ótimo lugar pra trabalhar. Se seu sonho é o MRE, não desista. mesmo que o salário seja menor do que o que vc já recebe. Quanto à prorrogação, fique tranquilo. Assim que chamarem todos os aprovados do concurso anterior, devem soltar um novo edital, especialmente agora que o PL criando novas vagas está seguindo rápido no Congresso. Boa sorte!

  23. claudia says:

    Esse blog vai ser o primeiro a noticiar, fique tranquila 🙂

  24. sabine says:

    Só uma informação: o PL ainda não foi aprovado de tudo, ele foi aprovado pela primeira comissão pela qual tem de passar. Faltam três outras. Mas, claro, é um bom sinal.

  25. Roberto says:

    voce sabe quantos ainda faltam chamar para que todos os aprovados do ultimo concurso sejam chamados?

  26. claudia says:

    Foi pedido um adicional de 50%, o que dá 75. Na fila tem só um pouquinho a mais do que isso, mas é provável que, ao chamar os 75, todos acabem entrando por causa das desistências.

  27. Roberto says:

    entao depois de chamarem esses 75 ja podem fazer um novo concurso e (supondo que a lei seja aprovada e haja toda disponibilização das vagas, ou, pelo menos, parte delas) nomear os nele aprovados?

  28. claudia says:

    Olha, se o MPOG resolver dar andamento no processo, é provável que isso tudo aconteça rápido. Poderiam chamar logo os 75, pedir autorização para o novo concurso, lançar o edital, realizar as provas e convocar os aprovados.

    A primeira barreira é o MPOG que não libera a autorização pra chamar os 75. Sem ela, não adianta ter 893 vagas criadas com esse PL. O MRE teria que esperar dois anos, até o término do prazo de validade do concurso anterior, pra poder abrir um novo concurso.

    Isso não deve ocorrer, claro. Eles não estariam pedindo novas vagas se não precisassem de pessoal. Mas pode demorar um bocado, o mesmo tanto que demora pro MPOG soltar a autorização.

    A segunda barreira, na hipótese da autorização sair logo, seria o andamento do PL, mas parece que ele está andando bem rápido.

  29. jonas says:

    Ola Claudia, tudo bom?
    Eu queria saber se vc tem um palpite a respeito do concurso
    quantos concursos vc acha que eles vao realizar para preencher as 893 vagas, ou voce acha que sera apenas um concurso, uma tacada soh para as 893 vagas?
    Obrigado

  30. Oi claudia. tive conhecimento sobre o seu blog ja tem alguns meses,no entanto,nao estava conseguindo postar um comentario,visto que o site estava dando erro. é dificil encontrar um site ou blog que tenha um esclarecimento sobre o concurso de ofchan.Claudia eu gostaria de fazer algumas perguntas sobre o concurso: o concurso passado teve uma media de 10 mil inscritos,sendo que a maioria dos concursandos eram do DF(4 mil).qual foi a sua pontuação na prova objetiva e subjetiva(redação e português)?. Como vc trabalhou a questao da redação em inglês,isto é, elaboração dos parágrafos das frases dos temas? vc fez algum curso? Vc acredita que o concurso sairá ate metade do ano que vem? e português o que vc mais estudou?
    Desculpe te fazer tantas perguntas,mas é pq eu estou estudando desde do inicio do ano,abdicando da minha profissão em prol deste concurso.e dejeso de coração que vc seja chamada logo.

    Muito obrigado. Abraços
    obs: no PCI concurso tem um forum específico para oficial de chancelaria,qualquer interessado é so participar

    obs:com esses dois grandes eventos(copa do mundo e olimpíadas) vc nao acha que ha um interesse de o país,especificamente o Itamaraty agilizar de modo celere a realização de concurso público,visto que teremos uma necessidade maior de funcionários?

  31. claudia says:

    Oi Lucas, respondendo às suas perguntas, o concurso teve uns 10 mil inscritos mesmo, mas não sei se a maioria era do DF. Não lembro a pontuação, exatamente, mas lembro que acertei 22 de 25 em português e 22 de 25 em inglês. As restantes eu lembro que acertei, no total, 18. O que me fez passar foi inglês e português. A FCC trabalha com média e fiquei acima da média nessas duas e dentro da média nas outras matérias. Nas subjetivas, fiquei com 84 em inglês e 65 em português. Apesar da nota baixa, não houve marcação de erros. Fiquei sem saber sobre o que recorrer e acabei não recorrendo. Mas, mesmo que eu tivesse recorrido, não teria adiantado nada. Ninguém que recorreu conseguiu alterar a nota da discursiva de português.

    A minha preparação foi em um cursinho. Eles tinham um professor de interpretação de texto, o que ajudou muito porque as provas objetivas foram somente de interpretação de texto. Tinha um professor para redação de inglês e outro para português. Mas eu senti que não era suficiente, especialmente o inglês, então resolvi fazer um curso de uma semana. Esse curso foi essencial.

    Se eu te disser que estudei português, estarei mentindo. Eu leio muito e, sendo a prova de interpretação de texto, não foi complicado. Mas se fosse de gramática eu estaria perdida 😀

    Eu não sei quando haverá um novo concurso. Se dependesse do MRE, tenho certeza que sairia até o final do ano. Infelizmente, depende do MPOG. Enquanto eles não autorizarem o nosso provimento, o MRE não pode realizar novo concurso.

    Quanto a sua última pergunta, o MRE precisa de pessoal, e não é só por causa das Olimpíadas ou da Copa. Precisa porque o Brasil está cada vez mais presente lá fora, porque foram abertas diversas embaixadas, porque já existem mais diplomatas do que ofchans, e vários outros motivos. Como eu disse, se dependesse do MRE já estaríamos lá dentro e um novo concurso já estaria sendo preparado.

    Espero que nos chamem logo e que abram esse novo concurso. Tem muita gente interessada e a carreira parece ter ganhado mais visibilidade nos últimos tempos.

    Boa sorte!!

  32. claudia says:

    O que eu ouvi dizer é que eles devem realizar um concurso por ano, para 125 vagas.

  33. muito obrigado pelafs informações.Qual o nome do curso que vc fez? foi em Brasília? e será que existe curso online para quem mora fora? como é corrigida a prova de Redação em Inglês pela banca examinadora? pq eu vou fazer aula particular e quero ter mais ou menos uma Base para fazer uma redação? vc tem algum material? o candidate handbook é uma boa opção? e quanto a temas quais vc sugere?

  34. igor says:

    Só pra confirmar. Precisa zerar a lista de aprovados do ultimo concurso pra poder fazer um novo. Se sobrar 1 aprovado nao convocado, trava tudo….

    Lei 8112,
    art 12º(….)
    § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

    Ou seja, depois que chamarem

  35. claudia says:

    Lucas, o concurso de 2009 foi feito pela FCC. Não sabemos qual será a banca do próximo concurso. É complicado dar palpite sobre como será a correção da redação, ou temas de redação, cursos, etc… O curso que eu fiz teve pouco impacto nas redações, pra dizer a verdade. Como gosto muito de ler, acabei adquirindo bagagem suficiente pra fazer uma boa prova. Minha sugestão é que você leia bastante temas variados, tanto em português quanto em inglês.

  36. claudia says:

    Igor, sim, é preciso zerar a fila dos aprovados. Isso pode ocorrer logo, com o MPOG autorizando o provimento dos 50% a mais do número original de vagas, ou pode ocorrer lentamente, até junho de 2013. Se, em junho de 2013, ainda houver algum aprovado na fila, o MRE pode realizar novo concurso a despeito disso já que não poderá prorrogar o concurso uma segunda vez.

    Mas isso não deverá ocorrer. O que se espera, tanto por parte do MRE quanto por parte dos excedentes, é que o MPOG libere a autorização até o fim do ano. Dessa forma, há uma possibilidade enorme de que a lista se esgote, dando oportunidade ao MRE de realizar um novo concurso, desde que as vagas, que fazem parte do PL, sejam aprovadas.

  37. igor says:

    claudia, a lei é meio engraçada…a 8112 é categórica ao dizer que precisa zerar a lista atual pra abrir outro concurso, a constituição diz que poderia haver 2 listas de aprovados, sendo a adm publica obrigada a convocar da mais antiga. Vc já tá no MRE ou no grupo dos excedentes?
    de zero a 100, em quanto vc acha que estao as chances de esse PL do aumento das vagas ser aprovado?

  38. claudia says:

    Na verdade, é como se a lei e a Constituição estivessem dizendo a mesma coisa. Não é possível convocar candidatos de um novo concurso antes de convocar quem está na fila de espera. O MPOG tem decidido por liberar autorização para novo concurso somente após a convocação de todos os excedentes, dentro do prazo de validade. De qualquer maneira, mesmo que o MPOG não pensasse dessa forma, não há como liberar autorização pra um novo concurso sem que haja comprovação da existência de vagas. E o PL serve justamente pra trazer essas novas vagas.

    Respondendo sua pergunta, estou no grupo dos excedentes.

    Quanto às chances do PL ser aprovado, acho que são grandes. É um projeto que surgiu no ano passado e a justificativa era a necessidade de mais servidores. Isso não foi resolvido. Ao contrário, a necessidade aumentou.

    O problema, na verdade, é saber quando esse PL vai sair do papel, e quando o MPOG vai liberar a autorização pro provimento dos 75, e tb a autorização pra um novo concurso.

  39. annie says:

    Pessoal, o meu palpite é que no primeiro semestre do ano que vem já teremos um novo concurso!

    O PL tá rolando e como a Cláudia sempre fala o MRE precisa muito de gente … não temos edital desde 2008! Ano que vem já estamos em 2012 sendo que o histórico é concurso de 2 em 2 anos … acho que isso tudo vai rolar loguinho então vamos estudando muito pra no ano que vem estarmos todos lá em Brasília incomodando a Cláudia de perto kkkk!

    Cláudia peloamordedeus assim que você for chamada muda o cabeçalho do blog pra amarelo neon e escreve FUI CHAMADA! kkkk a gente está mais desesperado do que você, pode acreditar ehehe 🙂

    Beijos pra todos. Entro aqui todos os dias e é sempre bom ver coisa nova! 🙂

  40. claudia says:

    Isso é que é legal, gente otimista 🙂 Vai estudando mesmo pq vai ter concurso. Não tem como não haver já que, como vc disse, faz bastante tempo desde o último edital. E pode deixar, o blog vai ficar super feliz no dia da convocação 🙂

  41. Lu says:

    Cláudia, você sabe qual foi a última pessoa a ser realmente nomeada? Até onde eu havia acompanhado, chamaram 3 pessoas mas não consegui saber se elas já estão trabalhando…
    Abs!

  42. Li says:

    Oi Cláudia,
    Estou muito interessada em fazer este concurso! Vc saberia me dizer se, quando aprovado, o candidato tem que obrigatoriamente trabalhar um tempo em Brasilia, ou poderá trabalhar direto nos escritorios de representação em outros Estados?
    Obrigada!!

  43. claudia says:

    Sim, os aprovados devem trabalhar em Brasília por dois anos, antes que possam sair em remoção para outro país. É possível trabalhar nos escritórios regionais, mas isso é uma prerrogativa do MRE.

  44. claudia says:

    Não sei dizer o nome da última pessoa nomeada.

  45. jonas says:

    oi caudia, tudo bom, voce sabe como funciona a carreira?, por exemplo, se vc escolher morar no exterior, qual seria o tempo minimo de trabalho antes que pudesse voltar a morar no brasil? 5, 10 anos?
    e em cada pais, qual seria o prazo minimo?
    Obrigado

  46. claudia says:

    A remoção varia de 2 a 5 anos em um mesmo posto. Depois de 5 anos é preciso ir para outro posto. Ao término de 10 anos é preciso retornar ao Brasil e ficar aqui por 4 anos.

    Entretanto, existem exceções. Caso a pessoa vá para um posto D, é possível ficar por mais 2 anos no exterior. Não lembro bem, mas parece que, caso o último posto tenha sido D, é possível ficar somente 2 anos em Brasília antes de começar um novo ciclo de remoção.

  47. liliane says:

    Olá Claudia. Estou com dificuldades para encontrar um curso preparatório para ofchan em S.P. Você conhece algum? E sobre o curso para redação – de uma semana – que você fez, poderia passar o nome e telefone do local, pessoa etc.?!
    Ah! O salário do ofchan é somente o que aparece no edital ou tem algum acréscimo?
    Obrigada.

  48. claudia says:

    Eu não moro em São Paulo, então não saberia te indicar um curso aí. Quanto à redação, fiz um curso aqui em Brasília. Existe uma professora muito famosa aqui, a Sarah Walker. Na época, eu tentei ter aulas com ela, mas ela não tinha mais vaga. De qualquer maneira, ela indicou uma colega que foi excelente.

    O salário que aparece no edital de 2009 já está defasado. Eu não sei quanto é agora, infelizmente.

  49. igor says:

    Salario OFCHAN
    A quem interessar, aqui está o link pra tabela de salarios do poder executivo de 2011. vide pag 166

    http://www.servidor.gov.br/publicacao/tabela_remuneracao/tab_remuneracao/tab_rem_11/tab_57_2011.pdf

  50. Angelo says:

    Cláudia (e todos que acompanham o site), o “nosso” projeto de lei andou mais um pouco, foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP ), constando uma emenda que prevê um número de vagas ainda maior, de 1.065 ofchans.

    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=482442

Leave a Reply