|

Como obter informações sobre concursos

Eu ando meio cansada de ver gente falando em “fontes secretas” quando se trata de novos concursos. Não existe nada de secreto nisso. Pode ser chato de acompanhar, mas a informação é acessível e disponível pra qualquer pessoa que tenha acesso à internet.

Quer saber quais são os próximos concursos? Quer saber qual será a organizadora? Já te ensino.

Primeiro, visite o site do Ministério do Planejamento. Você vai ver, no menu, um item chamado Assuntos Jurídicos, e um subitem chamado Pareceres e Notas Jurídicas. Isso vai te dar acesso a um sistema de busca. O ano atual já está marcado. Deixe assim, a não ser que você queira procurar algo do ano passado.

Procure o item 3.5 – Concursos públicos.

Faça a verificação da imagem, no fim da página, e clique em buscar.

Vão surgir diversos pareceres, ou notas, relativos a concursos públicos. Do lado de cada número aparece um quadradinho clicável. Se você clicar, vai ter acesso ao parecer exarado pela área jurídica do MPOG.

Pode ser que algum parecer não tenha sido colocado na página. Pode ser, também, que o sistema não esteja funcionando e você receba uma página de erro. Mas, no mesmo quadro de pareceres, você poderá ver o número do processo a que se refere. Com isso, você poderá saber a que órgão se refere.

Vamos, então, para o segundo passo rumo ao diploma de detetive.

No mesmo site do MPOG, existe um link chamado Serviços. Depois tem um subitem chamado Consulta e outro chamado CPROD.  Ao entrar no CPROD, você vai ver uma animação. Clique nela.

Vão surgir dois campos:

Número do Processo/Documento e Nome do Interessado.

No nosso caso específicos, como não sabemos qual é o órgão, vamos clicar em Número do Processo/Documento. Cole o número do processo que você copiou, quando visitou a página de pareceres. Clique em Pesquisar e pronto.

Vai aparecer o nome do órgão e o link para o processo. Clique no link. Você terá, então, acesso ao andamento do processo e o assunto. Assim você ficará sabendo que o órgão está pedindo para realizar um concurso, por exemplo.

Vamos supor que seja um concurso que você vem esperando há muito tempo. O concurso da Aneel, por exemplo. Você descobriu que existe um parecer favorável à autorização para o concurso, e que o processo já foi até terminado. A bola está com o órgão, que deve contratar uma organizadora e fazer o concurso no prazo de seis meses.

Agora você vai ter que visitar o site da Imprensa Nacional e procurar dia por dia, até descobrir o extrato de contratação da Aneel. Nem é tão trabalhoso quanto parece, na verdade. Você pode fazer uma busca por assunto no site, ou ficar de olho nas publicações do órgão.

Assim, antes mesmo do edital ser lançado, você já sabe qual vai ser a organizadora. Isso pode ajudar muito já que estudar por exercícios exige que se saiba qual é a banca que realizará as provas.

Espero que essas dicas tenham ajudado.

Tags: , , , , , ,

39 Responses for “Como obter informações sobre concursos”

  1. annie says:

    olá cláudia !

    estou escrevendo pra dizer que amo seu site/blog ! é difícil encontrar informações atualizadas e claras sobre novidades, carreira e tudo que diz respeito aos ofchans. adorei !

    eu moro em Taiwan e descobri esse concurso ano passado … fiquei deslumbrada ! ehehe 🙂 estou estudando daqui mesmo e por conta, com coisas que consigo pela internet. Ter um site como o seu passando dicas e informações faz toda a diferença !! parabéns e obrigada !!

    olha só, será que você poderia me mandar um email pra eu ter seu endereço ?

    obrigada !
    beijo do outro lado do mundo !

  2. FH says:

    Sempre é bom estar antenado, e sempre é melhor ainda estar estudando para uma coisa que vc tem certeza o que quer.

    Go ahead Annie.

    Bjs Clau

    PS: vc recebeu um Premio Dardos no meu Blog.
    http://www.route777.com.br/2010/04/and-dardos-goes-to.html

  3. claudia says:

    Oba, ganhei um prêmio!! Depois vou postar sobre isso. Thx!!!

  4. Cláudia Oliveira says:

    Oi xará! Como vai? Estive lendo as revistas de ofcham, mas sempre ficam algumas dúvidas, entre elas, qual é exatamente o papel do ofcham? Pergunta meio bobinha, mas é sempre bom certificar, não é? Outra: qual é o ápice de uma carreira de ofcham? Outra coisa, sempre ouço falar em remoção, mas o ofcham pode escolher entre Jacarta e México? Ou ele é simplesmente enviado para onde “Deus” decide? Nossa, quantas dúvidas! É quase uma consultoria!

  5. claudia says:

    Oi Claudia

    Olha, não sei se consigo tirar todas as suas dúvidas, mas vou tentar. O papel do ofchan é, basicamente, fazer o trabalho administrativo, tanto no Brasil quanto no exterior. Dependendo da área onde trabalha, o ofchan pode desempenhar funções mais técnicas.O ápice da carreira é a Classe Especial. Não sei quanto tempo demora pra alguém chegar lá. Vai depender das promoções, do tempo no exterior, e da existência de vagas.
    Quanto às remoções, o trabalho do ofchan, assim como dos achans e dos diplomatas, é ligado ao serviço no exterior. Então a regra é a remoção. Existe uma classificação de postos (A, B, C e D). Essa classificação leva em conta os serviços que a cidade onde o posto se encontra oferece, a facilidade de adaptação do servidor (dificuldade da língua, por exemplo), se é uma embaixada, um consulado ou uma representação.
    Os postos A e B são os “melhores” (lembrando que o que é ótimo pra vc pode ser horrível pra mim). Os C e D são aqueles de adaptação mais difícil. Postos na África, por exemplo. Todo ano (eu acho), o MRE solta uma portaria reclassificando os postos. Assim, um posto que antes era C pode se tornar B por algum motivo. O ofchan, quando pretende sair em remoção, lista os postos nos quais tem interesse respeitando um número X de postos por região. Em seguida, sai o plano de remoção e ele vê se seu posto foi aprovado. Um dos postos da lista vai ser escolhido, e não um posto ao acaso. Mas não necessariamente o posto que ele quer mais do que tudo. Isso depende de vagas nos postos, de interesse dos postos em ter mais alguém. Enfim, depende do interesse da Administração.
    E o ofchan não é obrigado a ir, mesmo que saia o posto que ele queria. Assim como o MRE tb não é obrigado a remover, mesmo que tudo já esteja pronto.
    Vc pode entrar no forum pra saber mais sobre o assunto. Como eu não fui chamada ainda, pode ser que não tenha passado todas as informações corretamente.
    O endereço do forum é: http://tadificil.com/ofchan

  6. Cláudia Oliveira says:

    Cláudia! Não tenho como agradecer tanta gentileza e informação. Você é generosa! Escreva mais notícias, adoro seus textos!

  7. claudia says:

    Pode deixar, vou sempre escrever aqui. Agora tem pouca coisa pq ainda não tô lá dentro, mas em breve estarei 🙂

  8. Alessandra says:

    Olá, Cáudia!
    achei seu blog enquanto coletava informações sobre o mre e pretendo fazer o concurso que está para sair em 2011 *cruzando os dedos*!
    tenho uma pergunta sobre o curso de formação, como acontece? é ministrado algum curso ou palestra voltada para a prova do CF? só estudar o que eles passam durante esse período que não tem mistério? ou tem que confiar na sua memória e conhecimentos obtidos?
    (Alouca, né? rs. ñ tem edital, nem data de prova, nem passei (ainda ^^) e já quero saber da prova que acontece pra quem já passou).

    ah, quero aproveitar para agradecer pelas dicas postadas, já anotei todas, pois nunca estudei para concurso e nunca tive interesse em fazer um até descobrir o mre há pouco tempo.
    eu estava meio perdida de por onde começar a estudar e como, e as dicas são simples, mas fizeram diferença no rumo dos meus estudos, que responsa, hein?? rs

    bjo

  9. claudia says:

    Oi
    Antes de fazer esse concurso, eu nunca tinha feito um CF, então não sei se o que vi lá se aplica a um próximo CF ou a qualquer outro, de outro concurso. Dito isso, vou te explicar como foi o nosso CF. Tivemos palestras sobre o MRE, sobre a estrutura, o trabalho das áreas, o organograma. Enfim, tivemos uma prévia de como funciona o MRE e como seria a nossa futura carreira. Tivemos, também, aulas de português e inglês. A prova do CF foi baseada somente nessas duas matérias, e isso já tinha sido definido antes, então não tivemos surpresas.
    A prova foi bem mais difícil do que esperávamos. Muitas pessoas achavam que ia ser uma prova simples, mas acabou sendo uma prova muito parecida com a prova do concurso. Duas pessoas foram eliminadas, o que demonstra que não dá pra tomar como certa uma aprovação em curso de formação.
    Mas eles não podem pedir nada que não seja dado no CF, então a dica é prestar atenção ao que é dito e tentar estudar a matéria.
    Boa sorte pra vc, e visite o forum http://tadificil.com/ofchan. Lá vc vai achar ainda mais dicas sobre o concurso.

  10. Alessandra says:

    p.s: só para me corrigir, eu sei que é apenas uma previsão de que possa sair algo em 2011, mas pelo menos nos “rumores” por enqt, estou antenada ;P

  11. Alessandra says:

    não vi que vc já tinha respondido! muito obrigada pelas informações e rapidez na resposta! xD
    e parabéns por ter passado nas duas provas!!

  12. Angelo says:

    claudia, li algo na internet a respeito de nomeações recentes ainda do ultimo concurso – acredito que em outubro. tal informação procede?

  13. claudia says:

    Sim, estão sempre ocorrendo nomeações. O concurso ainda está no prazo de validade e existe um pedido para a chamada de mais 50% dos aprovados. Eles devem chamar, antes de julho de 2011, todos os que fizeram o curso de formação.

  14. Aruane says:

    Oi Claudia!

    Descobri seu blog por acaso esses dias e estou gostando tanto! Tem muitas infos super úteis, eu tenho até conseguido ver uma luz no fim do túnel com ele.
    Tem sido difícil pra mim estudar nesses dias, o que faço mais é ler muito, principalmente jornal. Parece que enquanto eu não souber uma data ou a banca examinadora, as matérias, qq coisa que me direcione melhor, eu vou continuar com dificuldade 🙁

    Me diz uma coisa, vc já foi chamada ou ainda está esperando? E qdo foi o seu curso de formação?
    Abraços!

  15. claudia says:

    Oi 🙂

    Ainda não fui chamada. Estou entre os 75 que devem ser chamados em breve, espero 🙂 Continue estudando mesmo. Se eu soubesse que iria querer tanto essa carreira, eu teria começado a estudar bem antes e talvez já estivesse lá dentro. Quanto ao curso de formação, ele aconteceu no ano passado, e o concurso tem validade até junho do ano que vem, podendo ser prorrogado. Espero que não seja necessário prorrogar e que façam um novo concurso em seguida. Se quiser ficar sempre sabendo de novidades, entre no forum: http://tadificil.com/ofchan. Vc vai encontrar muitas informações sobre a carreira, o concurso passado e, espero que logo, o próximo concurso 🙂

  16. Aruane says:

    Claudia, obrigada pela sua resposta!
    Eu tb espero que voces sejam chamados logo, para que possam abrir mais vagas ainda no ano que vem!
    abraços

  17. Mayra says:

    oi Cláudia,
    não consegui encontrar o link “Serviços” no site do MPOG…

    onde fica?

    obrigada.

  18. Taís says:

    Claudia,
    Cheguei agora ao teu site e te parabenizo pela inciativa de compartilhar teus preciosos conhecimentos no que diz respeito ao concurso e carreira de ofchan. Quero prestar o concurso, quando houver, e necessito a tua ajuda para que me indiques onde há cursinho em BSB, bem como onde posso comprar o material que cai na prova. Att. Taís

  19. claudia says:

    Oi Taís,

    Olha, eu fiz meu cursinho na Vestcon, mas não sei se eles estão com turmas abertas. É difícil falar sobre material, ou até mesmo cursinho, quando não se sabe qual vai ser a banca, ou quais as matérias que serão cobradas.

    O jeito é ficar de olho e esperar que chamem todo os excedentes. Daí já seria possível começar a estudar pra um futuro concurso. Por enquanto, não há nenhuma previsão de concurso esse ano.

  20. Taís says:

    Obrigada, Claudia, por responder tão prontamente. O problema é a agonia que eu estou, pois sei como é importante adiantar tudo, pois quando sair o edital, sabemos que o tempo é pouco para estudar. Claro que depende da banca, mas há aqueles conteúdos que sempre caem nos concursos, e no caso do Ofchan, imagino que caia direito administrativio e constitucional, invariavelmente. E estou deduzindo que a Vestcon tenha essas apostilas. Isso é certo? E valeu a tua dica sobre a interpretação de textos em inglês. Há algum material específico sobre isso? E o cursinho da Vestcon (quando tenha) contempla o inglês dessa forma? E uma pergunta mais, aproveitando a tua boa vontade: para a prova de português, redação, o que consideras importante que estejamos lendo? A Veja? Jornais em geral? Isso é suficiente? Bem, aguardo as tuas preciosas ponderações. Abraço.

  21. Eliana says:

    Ola!!! Voce é uma querida!!!
    Muito obrigada por valiosas informações.

  22. Eliana says:

    Solicito informações de cursos online para o concurso da ANP. Onde resido não há nada especifico. Teria alguma sugestão ou onde eu poderia buscar orientação (curso, bibliografia…).
    Agradeço-lhe
    Eliana

  23. claudia says:

    Que bom que são úteis. Continue visitando o blog, quem sabe não coloco a melhor informação do mundo, ou seja, que todos os aprovados foram chamados 🙂

  24. claudia says:

    Eliana, infelizmente não tenho nenhuma informação sobre esse concurso da ANP.

  25. igor says:

    REsumo da ópera
    O PL já ta rodando no senado. Supondo que seja aprovado, há previsão no orçamento para contratar mais ofchans, além dos excedentes do último concurso?

  26. claudia says:

    O orçamento prevê a contratação dos excedentes, bem como um concurso para 125 vagas, aproximadamente. Não dá pra saber ao certo por diversas razões. As principais razões são que um novo concurso depende do PL e da convocação dos excedentes.

    Não existe nada que demonstre que o MRE vá chamar pessoas além dos excedentes.

  27. Neusa says:

    Oi Cláudia,

    obrigada pelas informações!!!
    Só que eu não estou conseguindo nenhum resultado na pesquisa dos “Pareceres e Notas Jurídicas”.
    Tem me retornado a seguinte frase “Não foram encontrados registros com base nos filtros informados.”
    Você já conseguiu por estes dias ? Será que o procedimento mudou ?

    Abraços

  28. claudia says:

    Não funciona desde o início do ano. É a “transparência” desse Governo.

  29. Olá, estou completamente apaixonada pelo seu blog, amei a simplicidade e objetividade das suas respostas. Mas estou um pouco chocada com a burocracia deste país e a demora da sua posse, entāo, depois desta odisséia, você já foi chamada? Tenho me preparado muito para o concurso, curso Relaçōes Internacionais, falo inglês, estou estudando espanhol, e pretendo estudar italiano, francês e coreano, sou solteira e nāo pretendo ter filhos, estou no caminho certo!? Ou devo controlar minhas expectativas!? Sucesso Sempre. Beijoo. ^_^

  30. claudia says:

    Obrigada pelos elogios.

    E você tem razão, é burocracia demais que só atrapalha a vida da gente. Considero esses quase quatro anos como uma perda enorme de tempo. Ainda não fui chamada. Falta tão pouco, seis pessoas, que chega dói ter que esperar ainda mais. Mas uma hora eu entro.

    Quanto à sua pergunta em relação ao concurso, acho que você estará sempre no caminho certo se tem um objetivo. O fato de cursar RE não significa muito, mas mostra que você gosta dessa vida de serviço no exterior. No nosso concurso, tem gente formada em direito, medicina, letras, jornalismo, contabilidade, biologia, e sei lá quantas outras formações.

    Em relação às línguas, tenta focar no inglês. O espanhol não é pedido nos concursos para ofchan, nem mesmo as outras línguas que você pretende estudar. Serão interessantes quando você estiver lá dentro, mas para o concurso não servem. A não ser que você pretenda prestar o CACD. Nesse caso, elas são essenciais.

    Enfim, espero que sua perseverança gere bons frutos e um dia a gente se encontre no MRE.

  31. Camila Osório says:

    Cláudia, help me! Estou fazendo a busca de notas e pareces como você informou e dá a seguinte mensagem: “Não foram encontrados registros com os filtros informados”. Que faço yo? E, também, não me deixa colocar o ano de 2013, só 2012. This website is so two thousand late!

  32. claudia says:

    Não dá mais pra fazer a busca, Camila.

    Desde 2010, nosso querido MPOG, na tentativa de manter a transparência da Administração, ou seja, transparência 0, deu um jeitinho de esconder as notas e pareceres de nós, simples pagadores de impostos.

  33. Nando Costa-Esposito says:

    aH TÁ..Nunca consegui ver as notas e pensei que era problema da FCC, sistema etcetc..agora tá explicado..rsrs

  34. Camila Osório says:

    Ai, que bad!!! Deu raivinha, agora. =(

  35. claudia says:

    Agora? Eu estou com raivona há um tempão.

  36. Nando Costa-Esposito says:

    Claudia…acabei de resolver a prova que vcs fizeram…humm..bela prova de Português hein…rsrsrs De resto achei fácil, inglês, inaceitável o matiz ideológico, mas fácil. De resto, matei, porém longa, cansativa,
    Mas a prova de Português deu trabalho..viu..caraca…arrocharam hein…errei poucas, mas confesso que deu trabalho..pensar cansa..rsrs..

    Depois da prova, é definitiva a convicção que vc merece a vaga.

    Continuo na torcida.

  37. claudia says:

    Nando, obrigada.

    Realmente, aquela prova foi de amargar. Eu tinha uma estratégia de fazer uma prova por vez, mas quando vi aquelas questões mudei tudo e fui fazendo três de cada matéria, pra não cansar demais com a prova de português.

    Mas você foi muito bem. Teria passado. Ainda bem que não foi meu concorrente, heheheheh

  38. Nando Costa-Esposito says:

    Estudo um pouquinho todo dia pro TRF3-SP e pro MPU que estão pra sair agora em 2013..e inglês é que morei e estudei na Inglaterra, e domino mais ou menos..

    Concorrente nada..imagina..vi tambem as estatisticas..10 mil, parece-me, para 150 vagas.. Sua performance foi excepcional. Vc é mais do que merecedora da vaga. Vai dar certo..!!

  39. claudia says:

    Obrigada, Nando.

Leave a Reply