|

O forum serve pra outros concursos

O Forum foi criado para o concurso de Oficial de Chancelaria mas pode ser utilizado pra troca de material e informações relativas a outros concursos. O concurso para Diplomata, por exemplo, já tem um forum específico onde são tratados os assuntos relativos àquele concurso.

Vale a pena registrar-se.

Tags: ,

39 Responses for “O forum serve pra outros concursos”

  1. Melissa says:

    Olá Cláudia. Tenho acompanhado o blog desde que coloquei como meta estudar para o concurso de ofchan. Meu marido já é da carreira há 5 anos e estou motivada a entrar também.

    Agradeço as informações postadas, pois foram muito úteis para quem inicia agora os estudos.

    Abçs

  2. claudia says:

    Oi Melissa

    Espero poder colocar mais informações. Continue visitando 🙂

  3. André Pimenta Ribeiro says:

    Bom dia.O meu nome é André Ribeiro, e venho através do forum obter o numero máximo de informações sobre o curso ofchan.Resido em Portugal e sou um cidadão brasileiro.
    Agradeço a atenção

    Votos de um bom dia a todos

  4. Ronaldo Cabral says:

    Olá, gostaria de saber quando poderei fazer o cadastro no blog, pois o mesmo não está aceitando novos cadastros.

    Parabéns pelo blog.

  5. claudia says:

    Vc deve estar se referindo ao antigo forum. Infelizmente, ele não existe mais.

  6. Marilia says:

    olá gostaria de algumas sugestões de material para estudar pra OFCHAN. Estou procurando cursos que tenham aulas pela manhã mas não acho, não forma turma, e estou esperando muito, gostaria de saber se tem alguma dica pra estudar pra esse concurso. Obrigada

  7. NandoEsposito says:

    olá, inicialmente, gostaria de parabenizá-la pelo trabalho e pela iniciativa. Apenas uma pergunta: Revisando o histórico do último concurso junto ao site da fcc, acho que foi em 2008, salvo engano, não tive acesso as notas de corte dos aprovados. Vc poderia, mesmo aproximadamente, informar-me qual seria a nota de corte máxima e mínima neste último certame entre aqueles que foram aprovados? Tenho estudado para concursos há aproximadamente 1 ano e tenho obtido médias em torno de 80%. Entre os que já que participei a média de aprovação foi de no mínimo 85%, média, portanto, acho que estou no caminho certo. Não precisa ser nada muito aprofundado, apenas, para se ter uma idéia de quanto é necessário, média, para ter chances de aprovação neste cargo,
    Novamente, agradeço pela oportunidade de esclarecimento de dúvidas pertinentes ao cargo.

  8. claudia says:

    Olha, eu não tenho esses dados e não lembro muito bem, mas posso te dar uma ideia.

    A FCC não trabalha com notas fechadas. Ou seja, não existe uma soma do que foi certo e diminuição do que foi errado. Eles trabalham com desvio padrão.

    Haviam dois blocos separados. O primeiro, com peso 3, consistia de 25 questões de português e 25 questões de inglês.

    O segundo bloco, de peso 1, consistia de questões de informática, AFO, direito administrativo, raciocínio lógico (acho que só). Eram 30 questões.

    O cálculo das notas era um pouco complexo e estava previsto no edital. Se bem me lembro, tinha que multiplicar o valor do bloco 2 por 50 e dividir por não sei quanto. Pronto, já deu pra ver que eu não lembro de jeito nenhum.

    Depois vinha a conta do desvio padrão. Eles pegam as notas de todo o grupo de cada bloco, verificam as notas maiores e menores, tiram a média, multiplicam por não sei quanto, e fazem outro cálculo doido.

    Fazem mais ou menos a mesma coisa com as notas do bloco 2.

    Depois somam tudo e sai a nota.

    É complicado dizer quantos por cento a pessoa teria que acertar em cada matéria. Por exemplo, eu acertei um pouco mais da metade do bloco 2, o que foi suficiente pra me fazer ficar na média. Acertei uns 85% do bloco 1, o que fez com que eu conseguisse uma nota final suficiente pra passar no concurso.

    Muitas pessoas conseguiram acertar 80% no bloco 2, mas não alcançaram a média no bloco 1, e vice-versa.

    Enfim, eu diria que é importante estar acima dos 80% em um dos blocos, sendo que o bloco 1, por ter peso 3, seria o ideal.

    Pra passar dentro das vagas, eu acho que foi necessário fazer 80%, no mínimo, em cada um dos blocos.

  9. NandoEsposito says:

    Puxa, Claudia..sua ajuda foi inestimável..muitissimo obrigado mesmo..sem palavras.

    Mas já que me informou até mais do que eu pedi, gostaria novamente de tomar seu tempo, e, prometo que será a última vez. Poderia me informar mais ou menos o dia a dia de um ofchan, com relação a assumir postos no exterior e o tipo de trabalho que é realizado? Li em algum site ou forum em que os ofchans cumprem apenas missões no exterior por volta de 100 dias, aproximadamente, mas o resto do tempo é realizado em Brasília ou em escritórios do MRE pelo país.. Obviamente que tudo isso dependerá da função e do departamento em que fará parte.

    Mas, se possível, assim bem superficialmente, bem na média..mesmo..já seria de grande valia.Faço isso pois desde que participo de concursos, aproximadamente há 1 ano, sinto imensa dificuldade de descobrir efetivamente o tipo de serviço que é realizado, e mais, e até pior, já ouvi relatos de aprovados para o mesmo cargo em que as atribuições eram completamente diversas e aleatórias. Já ouvi casos de aprovados para o mesmo cargo onde um deles exercia função completamente administrativa, como entrega de senhas..etc..ao passo que outro estava completamente integrado em funções finalisticas de alta responsabilidade, Sabendo obviamente que caso é um caso..etc.etc..peço-lhe novamente sua ajuda e prometo que não tomarei mais seu tempo.

    Obrigadíssimo pela resposta anterior em tempo recorde e finalizo com votos de sucesso na carreira e meus parabéns pela aprovação realizada com tanto êxito.

  10. claudia says:

    Não posso te falar muito sobre o dia a dia do ofchan porque ainda não fui chamada. Pelo que ouço dos colegas que já entraram, o ofchan pode realizar tarefas administrativas, como as que você mencionou, ou pode cair em alguma área onde ficará mais perto das decisões.
    As tarefas são definidas no edital, e não tem como negar que se trata de um cargo administrativo.
    Quanto a missões, o que sei é que, após dois anos de serviço em Brasília, já é possível sair em remoção.
    As missões transitórias, pelo que sei, podem ser bem longas, mas isso depende muito da necessidade do posto e da disponibilidade da chefia.
    Existem casos de missões de um ano, por exemplo.
    Quem acabou de entrar, geralmente, pode conseguir alguma missão após um ano de casa, mas pode ser menos do que isso, caso haja interesse do MRE.
    No final das contas, tudo é relativo e depende da necessidade do MRE.

  11. daniel says:

    Ola Claudia, muito valiosas as informacoes que voce compartilhou sobre o concurso de ofchan, obrigado.

  12. valdeni says:

    Oi Claudia! Quais os temas ou assuntos pertinentes a prova de redação em Língua Inglesa?

  13. claudia says:

    Não me lembro muito bem, mas tinha algo a ver com um discurso do Obama e com a questão nuclear e mais alguma coisa. Foi interessante o tema, mas complicado pra ser estruturado.

  14. Claudia Rigon says:

    Oi Claudia! Quais os materais que tu utilizou para estudar inglês e redação? Jornais on line, livros ou revistas?E quais as melhores fontes?Muito obrigada pelas dicas!!!!

  15. victor says:

    Oi!

    Gostaria que me tirassem umas dúvidas: os OFCHANS, quando estão servindo no exterior, recebem alguma espécie de auxílio moradia por fora do salário? Como faço pra saber a remuneração fora do país?

  16. claudia says:

    Quando o servidor é removido, recebe uma ajuda de custo composta de uma única parcela. Esse valor eu desconheço.

    Quanto ao auxílio moradia, depende do posto. Em postos A e B, o servidor paga 10% do valor do salário no exterior e o MRE paga o restante do aluguel. Em postos C e D (não tenho certeza quanto ao C), o servidor não paga aluguel.

    A remuneração fora do País depende de alguns fatores como custo de vida do posto, o tipo de posto (se A, B, C ou D), do cargo ocupado pelo servidor (se achan, ofchan ou diplomata).

  17. Gustavo says:

    Oi Cláudia. Interessante sua resposta sobre ajuda de custo. Mas, diga-me, o que exatamente está acontecendo com os salários que o TCU quer aprovar para o Itamaraty? Ouvi dizer que haverá um limite de até 2 mil dólares mensais mais benefícios, o que impossibilita uma vida decente em alguns países. A quantas anda isso? Qual a posição do Itamaraty? Abraços.

  18. claudia says:

    Olha, o que eu sei é que o TCU resolveu questionar a forma como é feita a correção cambial dos salários no exterior. Não ouvi nada sobre redução.

  19. Gustavo says:

    Entendi. Bom, eu espero mesmo que o que eu ouvi seja apenas boato. Se vc souber de mais informações a respeito, no futuro, talvez seria legal publicar aqui no blog, pois não se falou mais nada a respeito, pelo menos na mídia. Obrigado pela sua ajuda. Abs.

  20. Tatiana says:

    Olá,

    Eu vou me formar em Julho de 2013. Se sair edital no começo do ano, vocês sabem se dá tempo de prestar o concurso?

  21. claudia says:

    Acredito que dê tempo, sim, Tatiana.

    O edital não sai antes de março, isso é certo. Então vamos supor que saia em março mesmo. São uns dois meses entre o edital e as provas, ou seja, em maio seriam as provas. Entre resultado e curso de formação, mais uns dois meses. A homologação ocorreria em julho.

    Até que chamem, demora mais um mês.

    Faça a prova tranquila 🙂

  22. Tatiana says:

    Claudia,

    Muito obrigado pela resposta e parabéns pelo site. Espaços desse tipo são um bem público erguido pela força da colaboração no qual todos são produtores e consumidores ao mesmo tempo. Ninguém sai daqui sem melhorar pelo menos um pocuo, afinal, todos nós somos muito mais inteligentes que qualquer um de nós.
    Sobre o concurso, tenho mais uma dúvida. Você saberia prever, mais ou menos, como que essas 893 vagas seriam preenchidas? Se um concurso para 100 vagas for realizado ano que vem, quanto você acha que deve demarar para que outro seja realizado?

  23. claudia says:

    Obrigada, Tatiana. Quando fiz o concurso, fiquei procurando um espaço pra trocar ideias sobre a carreira e sobre o concurso. Por isso, fiz questão de manter o blog. Sei que muita gente pode se interessar pelo concurso ao saber como funciona a carreira.

    Quanto à sua pergunta, não sei dizer quantas vagas iriam para a classe inicial, mas deve ser algo em torno dos 40%, ou seja, umas 350 vagas. Mas o MRE não vai pedir autorização para uma quantidade tão grande de vagas. Pessoalmente, aposto em uma quantidade menor do que a do último concurso e provas na mesma linha do concurso anterior, com ênfase em português e inglês.

    Se um concurso para 100 vagas for feito em 2013, e tendo em vista o ocorrido no nosso concurso, ou seja, essa demora absurda do MPOG em dar autorização para a convocação dos excedentes, é bem provável que o concurso tenha um prazo de validade menor, talvez um ano prorrogável por mais um ano, assim poderia haver um novo concurso após dois anos, ao invés dos quatro atuais.

    Mas ninguém sabe o que o MRE vai fazer, o que vai decidir. A única certeza é a de que, em algum momento, vai haver um novo concurso.

  24. Monica says:

    Oi Claudia, tudo bem?

    Parabéns pelo blog. Este é o meu primeiro concurso.

    E mais do que o valor salarial e do custo de vida em Brasília me interessei bastante pela função do cargo de chanceler. Mas, é muito bomter uma idéia do que pode nos esperar.

    Tenho algumas dúvidas que seguem abaixo:

    _ Qual seria o grau de dificuldade das provas?
    _ Qual foi a sua preparação para a prova? Estudou quanto tempo e quantas horas diárias?
    _ Dicas de cursinho em Belo Horizonte?

    Desde já agradeço!

  25. claudia says:

    Bem vindo ao blog.

    Olha, as provas foram bastante difíceis no último concurso, mas seria interessante você dar uma olhada nelas pra ver o grau de dificuldade. Elas estão no site da ASOF: http://www.asof.org.br/carreira.php?cod=89

    Eu me preparei em um cursinho, tive aulas de redação fora do cursinho e fiz muitas provas pra me acostumar com o tipo de prova da FCC.

    Infelizmente, não conheço nenhum curso em Belo Horizonte.

  26. Monica says:

    Obrigada pela resposta e pela simpatia.

    Eu fiz o download das provas. O que me assusta é a materia extensa de CONTABILIDADE.
    Em relação ao seu tempo de estudo. Você tinha uma disciplina.
    Por exemplo estudar 8 horas por dia? Ou era de acordo com a sua produtividade.
    E você trabalhava na época? E o meu tempo para estudo está sendo 4 horas diária de segunda a sexta. E sabado e domingo 7 horas. Até então estou desenvolvendo nas disciplinas.
    Dividi em temas e sempre que termino um tema realizo uma serie de exercicios.
    Nos meus planos pretendo terminar a materia toda até o final de janeiro. E depois fazer a revisão e me focar mais em exercicios.
    E aos sabados estou fazendo 1 hora de redacao de ingles 1 hora de portugues.
    Obrigada.
    Abraços!

  27. claudia says:

    Na época que saiu o edital, muita gente teve a mesma preocupação em relação a contabilidade. O cursinho colocou uma professora de contabilidade que seguiu à risca o conteúdo, mas a professora de AFO tranquilizou todo mundo dizendo que, dificilmente, cairia contabilidade comum, e que a prova seria voltada para contabilidade pública e AFO.

    Foi exatamente isso o que aconteceu. Eu dei graças a Deus porque não havia jeito daquela matéria entrar na minha cabeça.

    Não posso afirmar que as provas do próximo concurso seguirão essa linha, mas é muito provável que isso ocorra.

    Quanto ao tempo de estudo, eu não tinha tanto assim à disposição. Trabalhava 8 horas por dia, e à noite eu ia para o cursinho. Nos finais de semana, não todos, tinha algumas aulas. O que mais me ajudou foi resolver provas antigas da mesma banca.

    Acho que cada um encontra o melhor meio para estudar. Nunca me dei bem só lendo livros. Tentei outros métodos como mapas mentais, mas o que funcionou mesmo foi resolver provas.

    De qualquer forma, eu não fui tão bem em todas as matérias. O que me salvou mesmo foi português e inglês. Por isso, acho que é muito interessante ler bastante qualquer coisa, livros, revistas, jornais. Isso faz com que a pessoa acumule conhecimento sem perceber.

    Boa sorte pra você.

  28. Monica says:

    Oi Claudia!!

    Muito obrigada pelos esclarecimentos. E a verdade isto também acontece comigo, as vezes leio e leio e a materia não entra. Acho que vou seguir a sua dica e praticar mais exercícios. Estou apostando na redação também como um diferencial na segunda etapa.

    Se for possível me informe onde posso comprar exercícios ou então onde posso ter acesso por pdf,, pois tenho a necessidade de imprimir tudo. Mesmo, sabendo que é um mal ao meio ambiente eu preciso ter o documento em mãos para rabiscar ler e reler.

    Ah e você não teria interesse em vender o seu material.Principalmente, as atividades, caso não estejam muito rasuradas.

    Obrigada.

  29. claudia says:

    Olha, eu não mais nenhum material. O que tinha já distribuí faz algum tempo.

    Você pode encontrar provas no site http://www.pciconcursos.com.br/provas/

  30. Monica says:

    Oi Claudia!!
    Poderia por favor me informar se o curso que é obrigatório após a aprovação nas 2 provas realizar é eliminatório mesmo. E se na última edição todos foram aprovados ?
    E também se existe provas neste curso. E qual é o critério de aprovação e eliminação?
    Muito Obrigada.

  31. claudia says:

    Sim, o curso obrigatório é o Curso de Formação. Ele é eliminatório e contém duas matérias, português e inglês. São aplicadas duas provas objetivas e é preciso acertar 50% em cada uma. Se bem me lembro, duas pessoas foram eliminadas nessas provas no último concurso.

  32. Monica says:

    Muito Obrigada.
    ABraços!

  33. mayra says:

    claudia, você conhe o curso preparatório online do clio? vc recomenta estudar por ele? obrigada.

  34. claudia says:

    Já ouvi falar, mas não conheço. Não sei nem quais são as matérias.

    Veja no forum do Correio Web se alguém já usou esse método.

  35. igor says:

    saiu uma nomeação pra ofchan… mas é só pra repor uma vacância…

  36. Michelle says:

    Boa noite a todos!
    Estou tentando ter acesso à página do último concurso para Oficial de Chancelaria no site da FCC e não encontro nada. Gostaria de saber a minha classificação, pois já não me lembro. Alguém poderia ajudar?
    Obrigada!

  37. Rita de Cassia Cognac Carelli says:

    Por que o concurso para Ofchan não dá a opção de escolher uma língua estrangeira dentre duas ou três outras? Será que para o próximo concurso esta possibilidade será viável?

  38. Victor says:

    Olá, Cláudia! Meus parabéns pelo seu trabalho!
    Estou inseguro pois não sei ao certo por quais materiais estudar.
    Você poderia me indicar alguns materiais?
    Obrigado!!

  39. claudia says:

    Infelizmente, estou bem por fora de concursos. Depois que entrei, parei de fazer concurso.

Leave a Reply