|

Custo de vida

Existem muitas pessoas que prestam atenção somente ao salário, quando resolvem prestar um concurso público. Muitas vezes, as pessoas esquecem de dar atenção a outros aspectos, como o custo de vida da cidade onde elas irão trabalhar.

Uma cidade como Brasília, que tem um custo de vida muito alto, pode fazer com que um salário considerado alto em outras cidades seja, na verdade, bem baixo. Ainda mais se a pessoa estiver trazendo a família inteira.

Existem meios de fazer o salário render, é claro. Economizar na escolha do local para morar é o principal. Morar no Plano, praticamente ao lado do local de trabalho, tem seu preço, normalmente bem salgado.

Existem alternativas fora do Plano que fazem com que o salário renda um pouco mais.

Antes de se aventurar em um concurso com salário, aparentemente, atrativo, verifique como funciona a vida na cidade, o quanto se paga de aluguel, se os produtos são mais caros, e, até mesmo, a gasolina, que costuma ter um preço bem mais alto por aqui.

Tags: , , , ,

56 Responses for “Custo de vida”

  1. João says:

    Oi Claudia,

    Existem muitos oficiais de chancelaria estudando p/ o concurso de diplomata? É normal isso ou não é visto com bons olhos pelo MRE?

    Se puder tirar essa dúvida agradeço,

    João.

  2. claudia says:

    Joao, dentro do MRE ninguem esta dando muita atencao se vc esta estudando pra outro concurso, ou pro CACD. Desde que vc faca seu trabalho, ta tudo bem. Pessoalmente, nao sei se existem muitos OCs estudando pro CACD. Conheci muitos que passaram e a carreira deles esta seguindo normalmente.

  3. Ana Paula says:

    Olá Cláudia!

    Gostaria de saber pela sua experiência, como foi o seu curso de formação, pelo edital que foi publicado agora, após as provas objetivas e discursivas serão chamados 3x número de vagas para o curso de formação… que será em caráter eliminatório/classificatório, nesse sentido gostaria de saber, como é o processo nesse curso de formação, qual a duração, enfim quais dicas você poderia passar para quem for chamado. Desde já muito obrigada.

  4. claudia says:

    Ana Paula,

    Vi o edital e notei que ele é muito diferente do edital do meu concurso. A banca é diferente, assim como as matérias, a forma como será feita a redação e o curso de formação.

    No meu concurso, o curso de formação teve duração de duas semanas, a prova foi de português e inglês, o caráter foi eliminatória e o curso foi organizado pela própria banca.

    Nesse concurso, parece que a duração será menor, o conteúdo é outro, o caráter é eliminatório e classificatório e quem organizará será o MRE. Enfim, nenhuma dica que eu te der vai te ajudar.

  5. Marcio says:

    Olá! Tudo bem?

    Tire uma dúvida… com relação a prova escrita em inglês, como você acha que tem que estar esse “nível de inglês”?
    Não sou fluente, posso me considerar um intermediário (-), por aí, risos… o que você me diz?

    Obrigado!!!

  6. claudia says:

    Não sei dizer qual seria o nível ideal e se seu nível é o ideal. Eu faria alguns textos e pediria uma correção de algum professor de inglês.

    Boa sorte!

Leave a Reply